CECAN Holística

A influência da Natureza na saúde e bem estar do ser humano

Publicado por Tereza Luz em 23/06/2017

O Ser Humano está vivenciando uma época de turbulência em vários setores: política, economia, empregos, saúde, educação, relacionamento interpessoal e entre países, relacionamento familiar e falta de integração com a Natureza.

O que queremos refletir, entre tantos aspectos que afetam o Homem, todos de igual importância, é a questão da integração do Ser Humano com a Natureza.

Sim, sabemos que Tudo é energia, e diminuímos a nossa na procura de soluções para problemas de todos os tipos, muitas vezes, da pior maneira possível: de forma isolada, sem procurar um aconselhamento com pessoas que saibam mais sobre a questão. O sofrimento mental, espiritual ou mesmo físico faz com que nossa força energética enfraqueça, e como num castelo de cartas, caía a nossa imunidade, inesperadamente, ao menor sopro de vento, possivelmente, criando uma enfermidade.

Por que isso acontece?

Porque não estamos preparados suficientemente para enfrentar as agruras da vida. E como nos preparar para enfrentar os infortúnios? De várias maneiras, cada um tem o seu próprio modo de reagir às questões negativas que se lhes apresentam. Pensemos sobre as maneiras que podemos utilizar para nos fortalecer frente aos problemas que surgem.

O tema de nosso artigo é justamente uma das causas de tantos problemas: o afastamento da Natureza. O Homem está no Planeta Terra, lindo e exuberante. Todos os dias o Sol dá um belo espetáculo, em dois momentos ao alvorecer e ao anoitecer. Quantos de nós para um momento, durante o dia, para apreciar esse espetáculo?

Quantas vezes, nessa semana, estivemos em contato com a Natureza sem pensar no lazer ou apenas estar num lugar onde possamos deixar o pensamento livre, esvaziar nossas tensões e, ainda melhor, escolhendo um lugar calmo, sereno e que a vista alcance a beleza que a Natureza nos oferece para meditarmos, entrarmos em contato com o nosso Eu interior e elevarmos nosso pensamento ao Ser Superior que acreditamos ser o nosso Criador. Não há a intenção de tocar numa religião em particular, mas o homem precisa se espiritualizar de alguma forma. A falta de respeito ao próximo, começa pela falta de respeito a si próprio, não respeitando os seus limites. Quando falamos em respeito e do próximo, queremos chamar a atenção para todos os tipos de limites: excessos de alimentação, excesso ou escassez de sono, excesso de bebidas, e de fumo, excesso de mau humor, irritação freqüente, desrespeito a si próprio ou ao outro. Para ser alguém precisamos de um outro alguém que nos reconheça como tal.

Precisamos, nas 24 horas do nosso dia, equilibrar três aspectos fundamentais para o nosso equilíbrio: trabalho, lazer e descanso. A vida nas grandes cidades dificulta dividir o nosso dia em: 8 horas de trabalho, 8 horas de lazer e 8 horas de descanso, pura utopia, dirão os leitores. Entretanto, muitos dos males atuais provêm desse desequilíbrio e do afastamento da Natureza, mesmo que não possamos dividir o nosso dia dentro do ideal indicado, poderemos aproveitar cada minuto em prol da nossa saúde física, emocional e espiritual. Ao deixarmos nossos pensamentos livres, frente à Natureza, por alguns minutos, sairemos mais relaxados, é como se, pelo nosso olhar, a Natureza acalmasse e diminuísse o ritmo veloz de nossas vidas. Muitos passam a vida correndo: comem depressa, banhos rápidos, pouca conversa ao chegar a casa com seus familiares porque estão cansados, tomam banho, jantam e sentam para ver televisão ou o celular, enviam mensagens, cochilam e acabam por dormir, sem ao menos trocar meia dúzia de palavras com pais, marido, mulher ou filhos.

Rotina

Quando tais comportamentos viram rotina, o que se pode esperar? Medos, síndrome do pânico, isolamento que leva à tristeza, tristeza que leva à depressão, irritações frequentes, baixa estima, que acabam por causar problemas de doenças no corpo físico.

Vejamos um exemplo, citado no livro, no Jung e o Tarô – Uma jornada arquetípica (NICHOLS, Sallie, 1980): o homem mora num apartamento (num andar bem alto), logo, longe da terra, desce para a garagem, num elevador (longe da terra), entra num carro isolado do chão por quatro pneus de borracha, segue numa rodovia asfaltada e entra na garagem do prédio em que trabalha, pega o elevador, entra no escritório e lá passa o seu dia trabalhando. Volta para casa e faz o mesmo trajeto: sempre afastado da terra…

O que podemos fazer para diminuir essa situação?

Sempre que puder, ande descalço na terra ou na grama, exponha-se, pelo menos, vinte minutos de sol por dia (Vitamina D), afaste pensamentos negativos, converse mais, deixe o seu celular para a função para a qual foi criada: falar com pessoas, quando houver necessidade. Já chegamos ao ponto de enviar mensagens para um familiar que está num cômodo ao lado, só para não levantar e prolongar a conversa. Procure fazer exercícios, pelo menos caminhe sempre que puder, se ao entrar num edifício, forem poucos os andares, dê preferência à escada. Mexa-se: mente e corpo necessitam de exercícios e descanso, igualmente.

A Natureza é perfeita para nos dar o que precisamos: descansa nossa visão, que transmite ao cérebro essa boa sensação, são vários os aromas: de terra, de flores, de frutas, que a brisa, o vento nos trazem. Ao sentarmos no chão, entramos em contato com a energia da Mãe Terra e descarregamos, como um fio-terra, as nossas energias negativas, lembre que somos energias com átomos que têm polaridades positiva, negativa e neutra.

Por tudo isso e muito mais que deixei de citar, mas que alguns se lembraram durante a leitura é que vemos, a cada dia, mais e mais pessoas queixaram-se de doenças, algumas mais simples de serem curadas outras mais complexas. Não procuremos a cura no exterior, a cura verdadeira encontra-se dentro de nós, precisamos reconhecer que atitude devemos modificar na nossa rotina de trabalho, alimentação, lazer, descanso e relacionamentos.

Projeto CECAN

Lembre-se, a Natureza não é apenas uma bela paisagem para ser apreciada, mas está aí oferecendo prosperidade na saúde, na alimentação, no seu humor e oferecendo o equilíbrio energético tão almejado e que pode ser alcançado por alguns minutos ao ar livre com uma respiração controlada, aspirando saúde e exalando enfermidades. Saúde e Natureza, um bom par.

Nós, do CECAN, oferecemos a você a oportunidade de aliar esse precioso conceito de Natureza e Natural e passar a cuidar de sua saúde com as Terapias Holística que oferecemos: Auriculoterapia, Reiki, Magnetoterapia, Haihua (acupuntura sem agulha), ACM (Acupuntura Coreana nas Mãos-sem agulha), Massagem Relaxante, Ventosaterapia, Moxabustão, Mesa Radiônica, Barra de Access e até a estética fazemos de forma natural, venha conhecer a redução de medidas com a Manta Térmica e o Rejuvenescimento Facial com o Haihua.

Ubuntu, namastê.