CECAN Holística

O Tarot

Publicado por Tereza Luz em 11/05/2017

Embora existam vários tipos de baralhos de Tarot, o oráculo com que trabalhamos é o Tarot Mitológico, 78 cartas, das quais utilizamos as vinte e duas cartas, que representam os Arcanos Superiores, arquétipos estudados por Jung, seguidor das pesquisas de Freud sobre o consciente e o inconsciente.

Este oráculo é composto por cartas misteriosas, sem origem conhecida e que existe, aproximadamente, há seis séculos, sendo a origem do baralho moderno.

As cartas com as figuras, arquétipos no Tarot Mitológico, têm sua procedência na mitologia grega, constituem-se em possibilidades de leitura, realista para o momento que o consulente estiver passando. As características de cada carta podem ser lidas de forma diferente, de acordo com a posição no conjunto do jogo realizado.

Segundo Jung, pode-se analisar a simbologia contida nas cartas, relacionando-as às questões suscitadas pelo consulente. Cada jogo nos impele a fazer uma viagem pelo nos11so inconsciente.

Trabalhamos apenas com os Arcanos Superiores, embora o baralho comporte ainda mais 56 cartas, que são os Arcanos Menores, representados pelos naipes do baralho comum: Copas, Ouros, Paus e Espadas. Estes Arcanos mostram o cotidiano, mostrando o emocional, o intuitivo, o intelectual e o físico. Para as perguntas que envolvam outras questões, recomenda-se trabalhar com os Arcanos Superiores.

Não se trata de um jogo de adivinhações e sim de previsões, com a duração de seis meses, os jogos só podem ser repetidos num intervalo de 21 dias. Sendo que, se o Mago surgir na linha de corte, a pergunta será suspensa. Ainda não é o momento de se lidar com a questão.

O Tarólogo tem a função, além de fazer a leitura das cartas, de orientar, de acordo com o jogo aberto.

Muitas vezes, o próprio jogo aponta que o consulente necessita de outras terapias holísticas para ajudar a resolver questões de saúde na área emocional.